Alckmin inaugura o maior centro do país dedicado ao envelhecimento ativo


Alckmin inaugura o maior centro do país dedicado ao envelhecimento ativo

 No Hospital do Servidor, são mais de 5,5 mil m² dedicados integralmente à saúde do idoso

 governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 9 de junho, o Centro Integralidade do Hospital do Servidor  Público Estadual (HSPE), um espaço com área total de 5,5 mil m² dedicados inteiramente à prevenção e promoção da saúde do idoso. O Hospital é mantido pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

"O Hospital do Servidor é um hospital amigo do idoso. O Centro de Integralidade tem consultórios, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina do esporte, pilates, ginásio de reabilitação, piscina de hidroterapia, tudo voltado à melhor idade", destacou Alckmin. "Temos 1,2 milhão de usuários no Iamspe, dos quais 30% acima dos 60 anos, 400 mil pessoas que tem aqui atendimento de referência ao idoso", comentou.

O local foi equipado com o apoio da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que investiu R$ 3 milhões para a compra de mobília e equipamentos. O espaço conta com estúdio de pilates, piscina para hidroterapia, serviço de reabilitação virtual e tudo que há de mais moderno para as reabilitações ortopédicas do assoalho pélvico e neurológico.

O prédio é o maior centro dedicado ao envelhecimento ativo do país e conta com algumas especialidades como a fisioterapia, pista de caminhada externa, terapia ocupacional física e neurológica, medicina do esporte e o Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

Reforma e modernização do HSPE

O Centro Integralidade faz parte do projeto de reforma e modernização do HSPE, que começou em 2013. O investimento foi de R$ 188,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

Foram entregues o novo pronto-socorro (em operação desde maio de 2014), o Centro de Quimioterapia (agosto de 2014), o Centro de Diagnóstico por Imagem (junho de 2015) e o Prédio de Utilidades, que concentra toda a infraestrutura de água, luz, geradores, gases etc. (agosto de 2016). 

Em dezembro de 2016, foram terminados o Bloco C, com 15 andares para internações, UTI, Semi-intensiva (318 leitos, sendo 76 de UTI e Semi-intensiva) e centro cirúrgico com dez salas; torre de elevadores para atender a esta unidade, além do Centro Integralidade.

Em maio de 2017, entraram em operação, no Bloco C, a Psiquiatria, no 2º andar, com 22 leitos, e a UTI, no 8º andar, com 20 leitos.

Referência no atendimento ao público idoso, que representa 60% dos pacientes internados, o HSPE conquistou, em 2015, o selo "Hospital Amigo do Idoso", do Governo do Estado de São Paulo.

2° Congresso Internacional do Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove o 2° Congresso Internacional do Iamspe, nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro Integralidade. 

Com o tema "Saúde do Idoso - Doenças Degenerativas e Oncológicas", o 2º Congresso aborda questões como envelhecimento, qualidade de vida, diagnóstico, tratamento e controle, técnicas cirúrgicas entre outros assuntos.

O evento tem as participações dos médicos Joaquim Abreu, diretor do IPOPorto e do Hospital São José (Portugal), Renato Micelli Lupinacci, do Hospital Croix Saint-Simon (Paris), Silvia Zunino, do Instituto de Radioterapia Fundación Marie Curie (Córdoba, Argentina) e Adriana Rossi, professora da Faculdade de Medicina de Weill Cornell NY University (Nova York, Estados Unidos).   

São esperados cerca de 800 médicos e profissionais de saúde para debater temas como doenças oncológicas, técnicas cirúrgicas em idosos, farmacologia, doenças degenerativas e assistência clínica e cirúrgica. 

O 2º Congresso Internacional do Iamspe acontece no novo prédio do Instituto, o Centro Integralidade, no auditório com capacidade para 400 pessoas.

Comentários