Grupo Plantonistas Por Amor completa dois anos de atuação na Santa Casa

 
 

Grupo Plantonistas Por Amor leva alegria para pacientes em recuperação
Levar alegria para pacientes em recuperação. Com este propósito, o grupo de voluntários Plantonistas Por Amor completa dois anos de atuação na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Com caracterizações irreverentes e muito bom humor, os "doutores palhaços" trazem momentos de descontração a pessoas que enfrentam enfermidades ou que estão como acompanhantes no ambiente hospitalar.
Os 15 componentes do grupo se apresentam como especialistas em "Besteirologia", formados em "Jafa Iorque", fazendo uma brincadeira com os contrastantes distrito de Garça e a megalópole norte-americana, respectivamente.
A Dra. Mica, personagem da empresária Michele Francis Matilha, disse que o melhor é não saber muito o que o paciente tem antes do momento da visita. "Somos doutores palhaços e temos o intuito sempre de levar carinho e alegria. As únicas informações que coletamos é o nome, a idade e as restrições do paciente para saber quais brincadeiras podemos fazer".
Os setores mais visitados pelos Plantonistas Por Amor são a UTQ (Unidade de Terapia de Queimados) e as Oncologias Adulto e Pediátrica.  
"Somos muito bem recebidos, não só pelas crianças. Por incrível que pareça, muitos adultos também se divertem bastante e ficam felizes com a nossa presença, participando ativamente das brincadeiras", comentou Marina Souza de Campos Leite, que trabalha no setor administrativo da Polícia Federal e no grupo é conhecida como Dra. Maritaca, em virtude de gostar de conversar bastante.

O grupo Plantonistas Por Amor conta ainda com profissionais de diferentes áreas como comércio, funcionalismo público municipal (educação), e-comerce, tecnologia da informação e administração de empresas. Nos dias de visita, eles se transformam nos "doutores palhaços": Dra. Xica, Dr. Kabeleira, Dra. Magrela, Dra. Docinho, Dra. Amora, Dr. Gigio, Dr. Carneiro, Dra. Lulu, Dra. Sol, Dra. Mica, Dra. Maritaca, Dra. Jabuticaba, Dr. Habib, Dr. Cinzel e Dra. Brunoca.
Todas as terças-feiras estes profissionais doam duas horas do tempo deles e das 19h às 21h se caracterizam e fazem procedimentos como o "transplante de nariz de palhaço". "O riso é contagiante. Com as nossas brincadeiras conseguimos trazer momentos diferenciados a todos que estão no hospital, inclusive os funcionários", ressaltou a Dra. Maritaca.
A capacitação do Plantonistas Por Amor é feita por profissional de biossegurança e a partir de então é definida a linha de atuação do grupo e o preparo das brincadeiras.
Tudo isso com a retaguarda do Labrab (Laboratório Brasileiro de Besteirologia), especialista na produção do "exterminador de tristeza". "O aparelho é inovador e ao apertá-lo é tocada uma música e são produzidas bolinhas de sabão", enfatizou, com muito bom humor, a Dra. Mica.
Cuidados com a higienização são tomados pelo grupo e a cada quarto visitado é aplicado álcool gel nas mãos de todos os voluntários.
De acordo com o número de participantes do Plantonistas Por Amor nos dias de visita, é feita a devida divisão e cada quarto recebe de dois a três membros. "Temos um grupo de Whatsapp em que trocamos experiências e acrescentamos algumas brincadeiras para tornar a atividade cada vez mais atrativa e atualizada", disse a especialista em "Besteirologia". 
Além das visitas à Santa Casa, os Plantonistas Por Amor desenvolvem atividades em entidades assistenciais e grupo de crianças com câncer, além de participarem de campanhas como o McDia Feliz e festas beneficentes como: Boi no Rolete (Maçonaria), Passarela Solidária (Faip), Encontro da AADEF (pessoas com deficiência), Pizza Beneficente (Gacch) e Páscoa Solidária (Cacam).  Em datas  especiais como Dia das Crianças e Natal, atividades específicas são desenvolvidas, inclusive com a entrega de presentes aos pacientes.
São parceiros do grupo Plantonistas Por Amor: Supermercado Tauste, A Corretiva Aparelhos Ortopédicos, Salgados Martins, Persoball Balões e Gráfica Fernandes.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários