Diocese de Jales no encontro da PASCOM Regional Sul 1

No sábado, 6 de maio, foi realizado em Limeira-SP, o II Encontro Estadual para Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Sul 1 da CNBB, teve como tema: " Não tenhas medo, que Eu estou contigo" (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo".

foto - Márcia - PASCOM Diocese de São José do Rio Preto; Dom Vilson Dias de Oliveira - Bispo Referencial para a Comunicação Regional Sul 1; Irmã Maria Alba - Paulinas; Pe. José Antônio - Padre Assessor da PASCOM Diocese de Jales; Edivaldo Mella Janasco - Assessor de Comunicação Diocese de Jales



O encontro foi assessorado pela Irmã Maria Alba Veja, fsp, que refletiu a Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Que será comemorado no próximo dia 28 de maio, com a Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Papa Francisco em sua mensagem utiliza-se da experiência de nossos antigos pais na fé, que "comparavam a mente humana à mó da azenha que, movida pela água, não se pode parar". Segundo ele, o moleiro, responsável pelo trabalho na azenha, podia decidir se moeria nela o trigo ou o joio. Tal afirmação é evidenciada para estabelecer uma comparação entre o moleiro e os responsáveis pela comunicação que, hoje, por sua vez, "moem tantas informações para oferecer um pão fragrante e bom a quantos se alimentandos frutos da sua comunicação".


É necessário nos dias de hoje filtrar as notícias que temos ao nosso redor, saber discernir qual notícia é verdadeira e qual é falsa, qual é boa e qual é mal. O comunicador é quem escolhe o que vai germinar e transmitir, sabendo que a boa notícia começa pelo ser humano, não irá danificar a dignidade humana.

O encontro reuniu agentes da PASCOM, das Arquidioceses e Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB, que é composta pelo estado de São Paulo. A Diocese de Jales foi representada pelo Padre Assessor da PASCOM Diocesana, Pe. José Antônio Soares e pelo Assessor de Comunicação da Diocese, Edivaldo Mella Janasco.

Comentários