Deputado Gondim pede estudos do Ministério da Saúde a efetivação de repasses permanentes às Apae

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (Solidariedade), foto, pede ao presidente da república, Michel Temer (PMDB) que determine ao titular do Ministério da Saúde, a imediata realização dos estudos técnicos necessários, com urgência, a fim de que sejam efetivados repasses permanentes de recursos financeiros às Apae’s por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação foi feita através de uma moção, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

No documento, o deputado observa que apesar de realizar um importante trabalho também na área da Saúde, as Apaes não recebem o devido financiamento do SUS para dar um respaldo maior ao trabalho que realiza em centenas de municípios do Estado, atendendo a dezenas de milhares de pessoas que têm algum tipo de deficiência intelectual. As instituições só recebem subvenção de verbas da Educação.

"É muito importante que o Ministério da Saúde invista em políticas públicas e fontes permanentes de recursos para as APAES, uma vez que seus alunos apresentam patologia neurológica ou psiquiátrica. Essas entidades necessitam de um financiamento justo, com ações efetivas e coerentes que permitam a universalização do atendimento às pessoas com deficiência", argumenta o deputado.

Gondim destaca ainda o empenho dessas entidades e o esforço para realizar os seus trabalhos com poucos recursos. "Essas entidades precisam, literalmente, se virar para conseguir verbas e Para arrecadar fundos. os diretores de Apae realizam diversas atividades sem as quais não conseguiriam cumprir tão bem o papel fundamental que desempenham. Por isso, toda ajuda é necessária", justifica o parlamentar.

Comentários