Case de sucesso foi apresentado o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado

A Santa Casa de Jales foi representada com o case de sucesso sobre a Alta Responsável no 31° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo realizado na cidade de Santos nos dias 21, 22 e 24 de março.

 A enfermeira do município de Dirce Reis e docente da Funec em Santa Fé do Sul, Andréia Mura Peres (foto ao lado), teve a iniciativa de apresentar esse projeto após uma reunião que ela participou no final do ano passado, no qual a Santa Casa de Jales expôs o processo de implantação da Alta Responsável aos secretários municipais de saúde no Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto.

"Fiquei muito entusiasmada com a iniciativa do hospital em articular com a rede de saúde de Jales a promoção na continuidade do cuidado após a alta hospitalar. Em janeiro desse ano participei de um outro encontro na Santa Casa para discutir e avaliar o processo da alta responsável e percebi, pela primeira vez em 13 anos de atuação na saúde, a integração dos serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção", destacou Andréia.

Ao relatar o interesse da apresentação sobre a Alta Responsável na mostra de experiência exitosas que aconteceria no congresso, à enfermeira responsável técnica da instituição, Ana Lúcia da Silva, o administrador hospitalar, Rafael Carnaz Prado e a gestora da unidade de saúde de Dirce Reis, Izabel de Cássia Rocha Santiago, apoiaram a iniciativa.

"Durante a elaboração do trabalho percebi o quanto a equipe da Santa Casa de Jales está empenhada para obter resultados positivos com a implantação da alta responsável. Além do mais, esse projeto tende a diminuir a necessidade e frequência de reinternações do paciente, estabelecendo um vínculo com a atenção básica, potencializando suas ações na alta hospitalar por meio da continuidade do cuidado", proferiu Andréia.

O relato desse case de sucesso foi impresso em forma de pôster e apresentado durante o congresso. Para a Andréia o espaço oferecido concedeu a oportunidade de exporem experiências de sucesso de várias cidades, além de ser um incentivo a iniciação científica, oferecer um enriquecimento profissional, contribuir para mover novos projetos e propostas para qualificar a atenção à saúde.

A equipe (foto ao lado)da Alta Responsável da Santa Casa de Jales é formado por multiprofissionais dos setores da enfermagem, administração, farmácia, nutrição, médico, ouvidoria, CCIH, serviço social, educação permanente, tendo a ativa participação dos colaboradores: Ana Lúcia Silva, Ana Paula Fávaro, Anari Britto da Silva, Bruna Azevedo, Camila Altimari, César Augusto Rúbio, Érica Caldeira, Dr.ª Jaqueline Brasil, Jaqueline Fava, Juliana Cursi, Juliana Belai, Marcela Cavassani, Márcia dos Santos, Marisa Portelinha, Rafael Prado, Rodrigo Rodrigues e Rosineide Donda.

Comentários