Consumudores continuam otimistas em relação ao cenário econômico para 2017, aponta pesquisa realizada pela Fatec

Pesquisa realizada pelo curso de Gestão Empresarial da Fatec Jales "Prof. José Camargo" no mês de novembro de 2016 com os consumidores do comércio local revela que, mesmo em meio a um cenário econômico instável, 54% dos entrevistados permanecem otimistas quanto às tendências econômicas para 2017. Apesar disso, 83% responderam que a crise econômica tem afetado suas decisões de compra nos últimos tempos.

Segundo a pesquisa, o valor médio gasto em compras no comércio pela maioria é de até R$ 200,00; nos supermercados, os consumidores gastam até R$ 500,00, dando preferência para o pagamento à vista e considerando como itens de maior relevância para suas decisões de compra o preço e a qualidade.

A pesquisa apontou ainda que os produtos mais consumidos são roupas e calçados, com 75% das respostas e os menos adquiridos móveis e eletrodomésticos, conforme mostra o gráfico.

Com renda individual de até 3 salários mínimos, a maioria dos entrevistados possui apenas o ensino médio, 57% são do sexo masculino, com idade acima de 30 anos e com até 2 filhos. Outro fator relevante é que 82% possuem residência própria e 57% trabalham com registro em carteira ou são servidores públicos.

Quando questionados sobre qual seria a prioridade para presentear alguém, 47% responderam que seriam os seus filhos ou a sua mãe. Porém, a destinação do 13º salário ainda continua sendo para quitação de dívidas.

Comentários