Juca de Oliveira fala do autoexílio com Gianfrancesco Guarnieri no Persona Em Foco

O ator e dramaturgo Juca de Oliveira (centro na foto) é o convidado do próximo Persona em Foco, que será exibido nesta terça-feira, 8 de março, às 23h30, na TV Cultura. A apresentação é de Atílio Bari.

Na atração, que tem como entrevistadores os atores Karin Rodrigues e André Garolli, Juca de Oliveira, aos 80 anos de vida, conta passagens de seus 60 anos de carreira. Dos cerca de 122 trabalhos realizados, muitos marcaram a história do teatro moderno brasileiro, da televisão e do cinema.

Nascido em São Roque, interior paulista, Juca conta como foi a reação de seu pai ao saber que ele tinha abandonado a faculdade de Direito para ingressar na Escola de Artes Dramáticas, de Alfredo Mesquita (EAD). Mas antes de concluir o curso, já trabalhava profissionalmente no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em montagens emblemáticas como A Semente, O Pagador de Promessas e A Morte do Caixeiro Viajante. Lembra que também atuou no Teatro de Arena.

Em sua carreira, o ator ressalta a importância do diretor e amigo Antunes Filho, com quem fez diversos espetáculos, dentre eles A Cozinha e Júlio César.

Ao lembrar do golpe militar no Brasil, em 1964, que resultou na ditadura militar, Juca conta que ele e o ator Gianfrancesco Guarnieri optaram por um autoexílio na Bolívia.

Na televisão, o ator contabiliza mais de 44 novelas e minisséries produzidas pelas TV Tupi, TV Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Ele relembra sua passagem pela Tupi, que o projetou como ídolo nacional em Nino, o Italianinho, e de seu personagem lendário João Gibão em Saramandaia, da TV Globo.

Na década de 80, Juca se firmou como autor depois do sucesso dos espetáculos Baixa Sociedade, Motel Paradiso e Meno Male. Em seu trabalho como dramaturgo, revela que sua inspiração vem do Brasil .

O programa ainda conta com depoimentos de amigos e profissionais que fizeram parte da vida e da carreira de Juca de Oliveira: Tony Ramos, Fulvio Stefanini, Bibi Ferreira, Antunes Filho, Joana Fomm, Aracy Balabanian, Hilton Have e Renata Pallottini.

O Persona Em Foco tem roteiro de Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia da TV Cultura.

Comentários