Diagnóstico precoce pode slavar a vida das mulheres acometidas pelo câncer de mama

O Outubro Rosa, mês de conscientização e combate do câncer de mama, começa nesta quinta-feira, 1º de outubro, e tem como principal objetivo alertar as mulheres sobre os riscos da doença e a importância de fazer os exames com frequência.
Um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta para quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil todos os anos, o que corresponde a 22% de todos os tipos da doença registrados.
Alguns fatores podem estar contribuindo para o aumento desse número como a gravidez tardia, depois dos 30 anos, a decisão da mulher de não ter filhos, consumo de bebida alcoólica, má alimentação, sedentarismo e obesidade.
Segundo a Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), o câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado com antecedência. "É importante a mulher conhecer o seu corpo e notar as mudanças que ocorrem na adolescência, especialmente o crescimento das mamas. O autoexame das mamas deve ser feito pela menos uma vez ao mês no mesmo dia do mês", afirma.
Após os 40 anos, o exame de mamografia é indicado para detectar a doença. "A partir dessa idade é recomendado a mulher fazer pelo menos a mamografia uma vez por ano", ressalta a ginecologista.
No início, o câncer de mama não apresenta sintomas. "Geralmente, a mulher só vai notar que existe alguma alteração na mama quando o tumor for palpável, apresentar manchas ou alterações na pele da mama, saída de um líquido do bico de mama", explica a Dra. Erica.
Vale ressaltar que a dor mamária é um sintoma muito comum nas mulheres, mas nem sempre esse incômodo está associado ao câncer de mama. "A dor das mamas pode está associada a alterações hormonais ou emocionais. Entretanto, é importante se consultar com o ginecologista para fazer exames", aconselha a médica.

Será que é câncer de mama?
Para descobrir o câncer de mama é necessário fazer um exame clínico, por imagens como ultrassom, ressonância e mamografia. "Após a suspeita do câncer de mama o médico encaminha a mulher para fazer um exame de biópsia para retirar um pedaço do tumor para análise", comenta a Dra. Erica.
O câncer de mama pode ser benigno e maligno. O tumor benigno não é considerado cancerígeno, eles crescem lentamente e não invadem os outros tecidos e também não espalham pelo corpo. Já os malignos as células não conseguem ser controlados e podem crescer se espalhando. "Geralmente, o câncer de mama começa nas células do epitélio que reveste a camada mais interna do ducto mamário. Raramente o câncer inicia em outros tecidos", diz a ginecologista.
O tratamento pode envolver quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e terapia. É importante levar em conta o impacto e os efeitos colaterais dos tratamentos na vida do paciente.

Comentários