FOLHAGERAL, da redação

O novo

secretário municipal de saúde de Jales foi apresentado nesta terça-feira, 1° de setembro, aos funcionários da área pertinente pelo prefeito Pedro Callado. O Dr. Leonel Renel de Queiróz é formado em odontologia e por 20 anos atua na área de saúde. Ele foi funcionário concursado da Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste, onde exerceu sua profissão durante 14 anos, e também serviu na Prefeitura de Carneirinho na área odontológica.


A nota
enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação informando a indicação do novo secretário, não faz qualquer referência a ex-secretária de saúde, Nilva Gomes Rodrigues, que só os mais próximos a ela devem saber o por que permaneceu no cargo após a cassação da prefeita Nice, enquanto os demais assessores foram exonerados ou pediram demissão. Uma coisa é certa: a saúde em Jales sempre foi tratada como prioridade. Por isto, a população deve continuar a prestigiar os dirigentes e servidores da saúde na cidade.

A crise
econômica – sempre negada pelo governo federal – agora é realidade escancarada. De acordo com os economistas, o país está tecnicamente em recessão. O orçamento da União para o próximo ano poderá prever mais gastos do que arrecadação. Os analistas do mercado financeiro calculam que a economia brasileira vai encolher em 2015 e 2016.

A gritaria
dos prefeitos contra a escassez de dinheiro – provocada pela crise – é ouvida em todo o país. Tem prefeito demitindo funcionários temporários e concursados por decreto, com base na queda da arrecadação e na lei de responsabilidade fiscal. Tem prefeito reduzindo o quadro de cargos comissionados. Tem prefeito renunciando ao próprio salário.

Antes da crise,
quando ainda havia recursos abundantes, as manchetes dos jornais eram bem outras. Elas denunciavam os prefeitos que usavam os recursos de forma inadequada, gastando em coisas que eram desnecessárias e não davam retornos sociais. Por exemplo, festas. Além de maus gestores, muitos se envolviam em casos claros de desvio de dinheiro público.

E agora,
O  que será dos municípios nesta crise? Saber o perfil dos prefeitos ajuda a responder esta pergunta. Prefeito "administrador público" não faz nada sem dinheiro. Prefeito "criativo" faz inovações com pouco dinheiro. Prefeito "reivindicador" busca recursos com pires na mão. Prefeito "captador" conquista recursos com bons projetos. O prefeito "populista" faz discursos bonitos. Prefeito "planejador" sabe cortar gastos e realizar prioridades.

As crises
são boas para revelar quem são de fato as pessoas. Não se aplica isto apenas aos prefeitos. Hoje, diante das dificuldades, muitas pessoas estão mudando hábitos e aprendendo formas diferentes de enfrentar a escassez de dinheiro, água e energia. Há até gente que consegue quitar as dívidas e organizar a economia pessoal, na crise.

Não importa
que os prefeitos pertençam a este ou aquele partido. Cada comunidade deve observar as ações do seu prefeito para saber se ele tem qualidades para exercer uma boa gestão, em especial neste tempo de crise. Caso contrário, não adianta insistir. Esquece o cara.

Semana
passada, o prefeito Pedro Callado recebeu em seu gabinete o diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Ricardo Zaccarelli, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Cesar Farraiolo Batista, e o assistente administrativo do SENAI em Votuporanga, Álvaro Arlindo da Silva.

O processo
de implantação de cursos de capacitação profissional na cidade de Jales pelo SENAI, visando a qualificação de jovens e o aperfeiçoamento de trabalhadores das indústrias, foi a pauta da conversa. Tomara que dê certo. Trabalho qualificado remunera melhor.

O jornal
está divulgando que o prefeito Armando Rossafa, de Santa Fé do Sul, está recapeando ruas da sua cidade para melhorar as condições de tráfego. Por aqui, muitos viviam dizendo que se mudariam para Santa Fé do Sul porque lá as ruas eram um "tapete". Pois é, "tapete" e asfalto sofrem desgastes e precisam de reparos.

Petistas,
entre eles o coordenador da Universidade Aberta do Brasil em Jales, Nilton Marques, os vereadores Luís Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso, liderados pelo presidente do PT de Jales, Luís Especiato, com participação do deputado federal Valmir Prascidelli, na segunda-feira (31 agosto), foram mais uma vez reivindicar a instalação em Jales do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O secretário
municipal de educação, Francisco Melfi, fez parte daquela comitiva, que se encontrou com reitor Eduardo Antônio Modena e o diretor geral de infraestrutura e expansão, Silmário Batista dos Santos.

Está
chegando a hora de saber "quem será quem" na mudança de partido, visando o pleito municipal do ano que vem. Até o dia 30, isso vai gerar muita expectativa.

Nesta
sexta-feira, 4 de setembro, o secretário de estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, terá visitado Jales. Sua agenda: às 15h30m visita às instalações do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e às 16 horas reunião com o prefeito Pedro Callado no gabinete do Poder Executivo.

São palavras
do secretário José Luiz Ribeiro: "Em tempos de crise é muito importante que o Estado apoie e esteja ao lado do trabalhador. Por isso faço questão de visitar as regiões e firmar o acolhimento do cidadão, por meio dos PATs e dos programas oferecidos pela SERT".

O prefeito
Pedro Callado decidiu alterar os horário de trabalho dos "barnabés". Segundo ele, diante as dificuldades financeiras, queda de arrecadação e gastos crescentes o funcionalismo vai trabalhar das 7h às 14h. A área da saúde não entra no novo horário continuando como está. O novo vai vigorar até 31 de dezembro e começa nesta terça-feira, 8 de dezembro,

Na verdade
não bata só mudança de horário para se diminuir o gastos com ar condicionado e outras coisas mais. é precisa eliminar os gargalhos que qualquer gestor sabe onde estão.

Comentários