Santa Casa de Votuporanga participa do movimento Acesso à Saúde, em Brasília

Presidente da CMB e Fehosp, Edson Rogatti, teve a oportunidade de entregar um documento com as principais reivindicações do setor filantrópico à presidente Dilma Rousseff




A Santa Casa de Votuporanga participou no dia 4 de agosto, da ação nacional em Brasília – DF, do movimento "Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo". Durante o dia, os participantes se concentraram em um ato público na Esplanada dos Ministérios e em seguida, se reuniram na Câmara dos Deputados. O presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, conseguiu também uma audiência com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Rogatti teve a oportunidade de entregar um documento com as principais reivindicações do setor filantrópico e falar das dificuldades em geral. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, também esteve presente na audiência.

A iniciativa pretendeu esclarecer a sociedade sobre a situação financeira precária enfrentada pela rede de saúde pública e alertar para o iminente colapso dos hospitais beneficentes e as graves consequências que isso pode acarretar para o SUS – Sistema Único de Saúde. A divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas.

O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana – Torrinha, destaca a importância dessa etapa do movimento em Brasília. "A audiência representa mais um passo em prol da melhoria do SUS, pois Edson Rogatti representa duas grandes instituições do setor, que é a CMB e Fehosp. Dessa forma, esperamos agora que tanto a presidência, quanto o ministro, entendam e tomem de fato alguma medida à favor da saúde do país, agindo de forma imediata para ajudar os hospitais filantrópicos."

A ação foi coordenada pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela CMB, suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país.

Comentários