Região tem 24,6 mil hectares de laranja

Censo da citricultura realizado pelo Fundecitrus aponta que região tem 10,2 milhões de árvores de laranjeiras

A região de Fernandópolis tem 24.613 hectares com pomares de laranja, o que representa 4,9% do parque citrícola e, 10.244 milhões de árvores, o equivalente a 5,17% do total. O município está situado no setor Noroeste do parque citrícola, que é dividido em duas regiões: Votuporanga, a qual Fernandópolis pertence, e São José do Rio Preto.

Os dados são do Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus, que fez um censo para saber o perfil do parque citrícola, que engloba 323 municípios paulistas e 26 de Minas Gerais. Ao todo, o parque citrícola tem 430.622 hectares de citros e 197,86 milhões de árvores.

Do total de pés de laranja da região, 9.317 milhões são produtivas e 927 mil ainda em formação (com até dois anos). A característica mais marcante da região é que 78% das árvores são da variedade Pera Rio. A idade média dos pomares é de 7,9 anos, a maioria - 18.393 hectares - não têm irrigação, os outros 6.220 são irrigados. A região de Votuporanga tem ainda 1.051 hectares de pomares abandonados, o que representa 3,58% de sua área total.

A região tem 2.072 propriedades de citros, das quais 1.592 têm laranja, distribuídas em 55 municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Andradina, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Auriflama, Cardoso, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guaraçaí, Guarani d’Oeste, Guzolândia, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Ouroeste, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga O censo foi realizado pelo Fundecitrus entre o final de outubro de 2014 e março de 2015. Os agentes de pesquisa percorreram 381 municípios e mapearam pomares em 349. O levantamento que foi realizado por meio de imagens de satélite e pesquisa de campo e apurou a área dos talhões, o número de árvores, as variedades plantadas, irrigação e densidade do pomar.

Com base nos dados apurados no censo, o Fundecitrus, a consultoria Markestrat e a Unesp de Jaboticabal fizeram a estimativa de safra de laranja para a safra 2015/16, que deve ser de 278,99 milhões de caixas. O setor Noroeste é responsável por 18,85 milhões de caixas deste total, cerca de 7% da safra.


Comentários