Jales vai receber 2.500 mil pessoas nos Jogos Regionais do Idoso -Jori

Nos dias 12 a 16 de agosto, Jales sediará a 19° Edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). O evento, conhecido como grande festa do esporte, contará com a participação de aproximadamente 2.500 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes, de 42 cidades da região.

O JORI é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo. No município a responsabilidade é do Fundo Social de Solidariedade, com suporte da secretaria de Esporte e demais setores da Prefeitura.

O principal objetivo da competição é envolver a população idosa, acima de 60 anos, em atividades esportivas e de integração. Participam das competições, os membros da melhor idade atuantes em projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fundo Social de Solidariedade dos municípios.

As disputas serão realizadas nas categorias masculina, feminina e mista, em 14 modalidades diferentes e adaptadas, como bocha, atletismo (corrida), buraco (baralho), coreografia (dança), damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, voleibol, tênis, xadrez e tênis de mesa. O município disponibilizará 20 alojamentos e 16 praças esportivas para receber os competidores.

A cidade que está na fase final de preparação para as disputas, recebeu na terça-feira, dia 28, dirigentes da Diretoria Regional de Esporte e Lazer de São José do Rio Preto, que fazem parte da organização, e comitê dirigente municipal, para uma visita de apresentação ao prefeito Pedro Manoel Callado Moraes e últimos ajustes do evento.

Empolgada com o desafio, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jales, Lúcia Helena Gomes Callado Moraes, ressaltou a importância da realização do JORI. "Vai ser muito gratificante recepcionar os atletas para essa grande festa do esporte e da superação, valorização e de exemplos de jovialidade. Vamos recebê-los com muito carinho", afirmou.

Abertura – Para a solenidade de abertura do evento, que acontece no dia 13 de agosto, às 9 horas, no Ginásio de Esportes do Jales Clube, está confirmada a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, além de autoridades do poder executivo e legislativo de toda região. Lu Alckmin atenderá todas as presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedades e primeiras-damas da região. Além do tradicional desfile das delegações, execução do Hino Nacional e Hino do Município de Jales, juramento do atleta e o acendimento da Pira Olímpica, a cerimônia contará com apresentações de coreografias, primeira modalidade de competição dos Jogos.

Congresso técnico – O Congresso Técnico que definirá os últimos detalhes do JORI está marcado para o dia 03 de agosto, às 15 horas, na Câmara Municipal de Jales, com a presença obrigatória de todos os representantes das delegações. A formação dos grupos, chaveamento e a confirmação das modalidades inscritas serão os assuntos em pauta. (por Ana Cláudia Marilhano)

Comentários