FOLHAGERAL, da redação

Na última

segunda-feira, 27 de julho, a 7ª Câmara de Direito Público do TJSP negou provimento ao Agravo Regimental, interposto pela prefeita cassada Nice Mistilides, contra ato do presidente da Câmara Municipal de Jales, Nivaldo Batista de Oliveira.

O relator
do processo, desembargador Eduardo Gouvêa, em seu voto decidiu que "o recurso de agravo de instrumento não comporta provimento, assim como o agravo regimental". Ele diz que se trata originariamente de mandado de segurança impetrado pela prefeita Nice em face do presidente da Câmara Municipal "visando a revogação da decisão proferida pela Câmara de Vereadores de Jales, que cassou o mandato de Prefeita da agravante". A ação mandamental foi julgada extinta com base no art. 267, V do Código de Processo Civil, em razão da litispendência. Ante ao exposto, pelo meu voto, nega-se provimento aos recursos". O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Moacir Peres e Coimbra Schimidt.

A ex-prefeita
petebista luta para voltar ao cargo, acionando o Judiciário, sem conseguir êxito. O atual mandato vai acabar e ela poderá ainda estar com processo correndo na Justiça. Agora é uma boa hora de Nice se sentar para refletir, do dia da sua posse ao dia da cassação. O que deu errado? Que novos caminhos pode trilhar? Para quem passou pela política e não se desintegrou moralmente, há importantes trabalhos comunitários aguardando líderes.

Corre
a boca pequena, no meio político jalesense, que uma expressiva liderança tucana teria sido convidada para se filiar ao PSD do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Sabe-se
que a mais expressiva liderança tucana na cidade hoje é o prefeito Pedro Callado. E não resta a menor dúvida de que ele, no momento, é pré-candidato à reeleição pelo PSDB no pleito de 2016.


Para
quem deseja disputar o Executivo ou o Legislativo nas eleições municipais de 2016, por um novo partido, há exigências a serem cumpridas até o dia 02 de outubro deste ano. A filiação ao novo partido deverá estar deferida no prazo mínimo de um ano para validar a candidatura. Até lá, é preciso haver mais que especulações.

Os "especialistas"
em política local – que marcam firme presença no botequim da vila – presumem que, se os Democratas (que sonham em administrar o município) não fecharem coligação com partidos de expressão, ou seja, "puxadores de votos", podem ficar mais uma vez sentados à beira do caminho. Eles lembram que o DEM já esteve coligado com partidos fortes, não logrando êxito justamente por não ser um excelente agregador de votos.

O partido
mais cobiçado na praça é o PMDB, que ainda detém uma boa parcela do eleitorado. Se a Executiva Nacional do PMDB optar pela candidatura própria à Presidência da República em 2018 – e agora defender em sua convenção nacional a tese de candidaturas em todos os municípios brasileiros em 2016 para chegar forte ao pleito nacional –, o PMDB jalesense vai de candidato próprio a prefeito no ano que vem. Neste caso, enfraquecerá as pretensões de uns e outros pré-candidatos, como – por exemplo – do DEM.

Está
em execução, em Jales, a implantação de rede de fibra ótica para receber o projeto Cidade Digital, através do Ministério das Comunicações, com investimentos da ordem de R$ 1.705.825,26. O projeto Cidade Digital foi uma reconquista consolidada na administração de Nice Mistilides, após ter sido esquecido na administração anterior. Quem torceu contra a implantação do projeto em Jales caiu do cavalo.

Segundo
o site Portal da Transparência, do Governo Federal, no período de 01/01/1996 a 26/07/2015, (235 meses) foram repassados ao município de Jales através de convênios com vários Ministérios, para pavimentação e recape asfáltico, recursos na ordem de R$ 13.256.943,40. Façam suas contas por mês. Muito ou pouco?

Parece
que a administração tucana está mesmo fazendo vista grossa ao que acontece no seu coreto. Veículos de propaganda ambulante estão abusando do som alto, inclusive na periferia e vendendo o seu peixe em locais que não seriam permitidos. Área central da cidade, que não é apenas a Avenida Francisco Jalles (da Rua 6 à Avenida João Amadeu) e adjacências.

Politicamente
as coisas não andam tão bem para o prefeito Callado. Há críticas em relação à sua administração – diga-se, assessoria –, que cresce a cada dia. Como pré-candidato à reeleição, Callado vai precisar dar uma guinada de 180 graus em sua assessoria, se quiser sobreviver inteiro politicamente até 20l6. Callado cometeu as mesmas falhas que Nice ao formatar sua assessoria. Ambos seguiram as regras de praxe.

Conforme 
disse o delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia, Dr. Altair Ramos Leon, nesta quinta-feira, 30 de julho, ao repórter Toni Ramos da Rádio Assunção AM, o laudo das gravações telefônicas feitas pelo ex-secretário municipal Aldo José Nunes de Sá, durante uma conversa com o então vereador André Ricardo Vioto, apontam como autênticas e originais, e não foram editadas. A perícia foi feita pelo setor competente do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. A coisa vai esquentar

Deputado
Malheiros anuncia em Jales, uma emenda para reforma e iluminação o campo da Fepasa. Enquanto isso, o Governo Federal repassa recursos para a Prefeitura reformar os sanitários e fazer rampa de acesso no "Roberto Rollemberg" – que está na hora de vir abaixo – para receber jogos das equipes amadoras, cuja manutenção do Municipal, quem banca é o contribuinte. Um dinheiro na verdade mau gasto.

Pensando
bem, a política tem muitas semelhanças com o futebol. Aqui, uma delas. No futebol, os times vitoriosos com o tempo perdem a força e caem para uma divisão inferior. Ali se refazem e voltam depois com ânimo renovado à divisão superior. Pois isto acontece agora com o PT. Está mal se aguentando no poder. Não dá vontade de falar nele, nem no botequim da vila.


Comentários