Urânia realizou conferência municipal da pessoa idosa


O Conselho Municipal do Idoso de Urânia - SP, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social ( Órgão Gestor), Centro de Referência da Assistência Social- CRAS de Urânia, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula e Pastoral da Igreja, realizou na sexta-feira, 26 de junho, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. E teve como tema o Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de todas as Idades.
O objetivo da conferência é propiciar a reflexão e discussão sobre o protagonismo e o empoderamento às consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa, enfatizando sempre que a pessoa idosa seja o protagonista na efetivação dos seus direitos com o objetivo de romper com o preconceito de que o idoso é inativo ou incapaz e também promover o debate do tema acima com os seguintes eixos: gestão, financiamento e participação.
Estiveram presentes o prefeito Francisco Airton Saracuza, o presidente do Poder Legislativo Odair Bezerra Dias (Fião), o vereador Donizeti Mussato, a presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Vera Lucia Ferreira.
A Conferência foi conduzida pelos assistentes sociais municipais Izenir Fatima Lima Souza Gavioli e Luiz Henrique Messias. Nesta conferência foi escolhido dois delegados: um do poder público outro sociedade civil para representar o município de Urânia.
O Conselho Municipal do Idoso, integrado por representantes da secretaria Municipal de Assistência Social e de organizações da sociedade civil tem como função, articular projetos e atividades que possam contribuir para a solução de problemas que afetam essa parcela da população.
Sua finalidade é articular, mobilizar, estimular, apoiar e deliberar sobre questões relativas à Política do Idoso em todas as suas instâncias e em consonância com a Política Nacional do Idoso.
Entre suas atribuições incluem-se ainda: a organização de campanhas de conscientização e programas educativos com vistas à valorização dos idosos, a mobilização das comunidades interessadas na problemática dos idosos, e o incentivo ao desenvolvimento de projetos que incrementem a participação dos idosos nos diversos setores da atividade social.

Comentários