Pela primeira vez em 67 anos, uma mulher assume a Provedoria da Santa Casa de Fernandópolis

A Provedora Interina foi efetivada no cargo, após a realização de uma assembleia geral com a Irmandade

A  quarta-feira foi marcada pela emoção da despedida na Santa Casa de Fernandópolis. Depois de três anos e dois meses à frente da Irmandade que gerencia o hospital, Geraldo Silva de Carvalho renunciou ao cargo de Provedor.
 
Aos 81 anos de idade, "Dr. Geraldo", como é carinhosamente conhecido, deixou o cargo alegando motivos pessoais. "Tentei oferecer o melhor de mim, mas compreendendo que a OSS é uma organização bastante complexa e que necessita de elementos com bastante dinamismo, disposição e experiência ao campo empresarial não dispensando critérios de humanização hoje como exigência da própria área da saúde", ressaltou o ex-provedor em sua carta de renúncia.

Logo nas primeiras horas de expediente, Carvalho reuniu as lideranças na Sala de Reuniões da Provedoria para anunciar sua saída e agradecer à equipe pelo carinho, dedicação e constante apoio. Logo após, uma reunião com sua substituta imediata marcou a assunção da Dra. Sandra Regina de Godoy como Provedora Interina.

Com a nova missão em mãos, o primeiro ato da nova provedora foi de reconhecimento. "Em nome de Deus, gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de convivência com o Sr. Geraldo Silva de Carvalho, pela amizade e aprendizado tão gratificantes que recebi", externou Sandra.

O mesmo carinho foi visto nos corredores: a cada passo, "Dr. Geraldo" recebia um gesto de respeito e consideração. Com a voz embargada e com lágrimas pelo rosto, Carvalho deixou a Santa Casa, seu segundo lar por três anos, sob aplausos e homenagens. Em seu discurso final foi enfático: "deixo o cargo, mas estarei com a Santa Casa, estarei junto a cada um de vocês, lutando da maneira que for possível".

CONQUISTAS

A gestão de Geraldo de Carvalho foi marcada por grandes desafios, mas coroada com a integração de esforços que permitiram um novo ânimo para o hospital. Os três anos foram relativamente rápidos, para tantas conquistas alcançadas.

Com um trabalho feito por várias mãos, nesse período a Santa Casa recebeu o tão justo reconhecimento como "Hospital de Ensino". A sociedade se organizou e possibilitou que o quadro de membros da Irmandade pudesse ser renovado, com a inserção de mais de 180 novos irmãos.

Uma outra grande conquista que envolveu o apoio de várias lideranças foi a liberação do financiamento de R$ 12 milhões, que possibilitaram que o hospital respirasse aliviado, quitando todos as dívidas junto aos fornecedores, médicos e funcionários.

O que não faltou foram conquistas: novos programas de residência médica foram aprovados; o hospital recebeu a implantação do sistema contra incêndios, com instalação de hidrantes e treinamento de brigada; a Central de Esterilização e o Serviço de Diagnóstico por Imagens receberam novos equipamentos e reformas; a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu 16 novas camas hospitalares e dois novos leitos; todas as certidões do hospital foram regularizadas; a Unidade II recebeu 24 novas camas e o Centro Cirúrgico, novos equipamentos; o hospital passou a participar do programa governamental "Santas Casas SUStentáveis"; a primeira captação de múltiplos órgãos para transplantes foi realizada; e novos setores foram criados, como a Assessoria de Comunicação e a Central de Doações;

A PRIMEIRA MULHER NO COMANDO

Como 1ª Vice Provedora, Dra. Sandra, assumiu interinamente o cargo deixado por Carvalho, até que fosse realizada a Assembleia Geral, que já havia sido convocada, antes mesmo da renúncia, para a aprovação anual das contas da entidade. A reunião foi realizada à partir das 17h30 da tarde de ontem, sendo adicionada à pauta a deliberação quanto à sucessão no cargo.

Por decisão unânime dos membros presentes, a Vice Provedora foi efetivada, sendo imediatamente empossada, entrando para a história da entidade como a primeira mulher a ocupar a Provedoria da Irmandade da Santa Casa.

A NOVA PROVEDORA
Sandra Regina de Godoy é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), cursou mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Possui especialização em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CEDAS), em Saúde da Família pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) em Gerenciamento em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e está cursando Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente atua como docente do curso de Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) desde 1990 e do curso de Medicina da Unicastelo desde 2011.

Seu primeiro contato com a Santa Casa de Fernandópolis foi em 1984, quando integrou o quadro de funcionários como Atendente de Enfermagem. Em dezembro de 2013 foi integrada ao quadro de irmãos da Santa Casa, depois de uma alteração do estatuto que permitiu o ingresso das mulheres na associação. Em fevereiro do ano passado, foi eleita e empossada como 1ª Vice Provedora da chapa encabeçada por Carvalho.

TRABALHO EM CONJUNTO

Tanto durante seu discurso na Assembleia Geral realizada na quarta-feira, quanto no café da manhã realizado pelos funcionários do hospital nesta quinta-feira, a nova Provedora evidenciou a continuação do trabalho em equipe: "Como professora sempre defendi a gestão compartilhada, o trabalho em conjunto e, hoje, tenho essa oportunidade de liderar este trabalho, lado a lado com cada um que dedica seus esforços pela nossa instituição. Vamos continuar a luta pela Santa Casa e, para isso, contamos com o apoio de todos."

Comentários