Dia das Mães: 22,9% dos brasileiros não sabem qual presente vão comprar, mostra pesquisa da ACSP

Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 22,9% dos brasileiros que comprarão presentes para o Dia das Mães ainda não escolheram o produto que vão adquirir. No ano passado, a parcela de indecisos era de apenas 8,3%."Isso significa que os lojistas podem apostar em promoções e marketing para atrair e cativar os consumidores de última hora", observa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele lembra que a data é a segunda mais forte para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.A pesquisa, encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos, também revela que 52% dos brasileiros não vão comprar presente para as mães, contra 44% que o farão. No ano passado, esse cenário era inverso: 44% iam presentear e 52% não o fariam.Em ambos os anos, os que não sabiam ou não responderam somaram 4%.

Menos TVs e mais flores O levantamento da ACSP traz uma lista dos principais produtos escolhidos pelos 44% dos brasileiros que vão presentear as mães. Os campeões são as roupas e calçados, os preferidos de 41,7% dos consumidores - praticamente o mesmo cenário do ano passado (41,6%). Em segundo lugar estão bijuterias, perfumes e cosméticos, com 18,8% das preferências contra 22,2% em 2014.Caiu pela metade a parcela dos que optaram por aparelho de TV (2,1% em 2015 e 4,2% em 2014). Um dos fatores para essa diminuição pode estar no fato de que esta mesma época, no ano passado, era véspera de Copa do Mundo, com aumento na compra de televisores. Mais do que dobrou a parcela dos que escolheram flores (6,3% contra 2,8% ano passado), o que pode ser explicado pelo orçamento mais apertado do consumidor, diante dos aumentos de tarifas e da inflação - o que o leva a comprar itens de menor valor. A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 26 de abril em todas as regiões brasileiras, por meio de 1200 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de cerca de três pontos percentuais.

Pergunta 1: O(a) senhor(a) pretende comprar algum presente para o Dia das Mães?

Pergunta 2 (feita para os 44% que vão comprar): Quais desses produtos o(a) senhor(a) planeja adquirir para presentear no Dia das Mães? (mais de uma alternativa era possível)


Comentários