Piracema começa neste sábado, 1º de novembro

Nos próximos três meses, a partir de hoje 1º de novembro até 28 de fevereiro do próximo ano, as pessoas que gostam de praticar a pesca de peixes nativos terão que “pendurar” a tralha devido ao período de reprodução dos peixes: a piracema. A Polícia Militar Ambiental  intensificará, nesse período, as fiscalizações de forma embarcada nos principais rios e seus afluentes e bloqueios policiais nas principais rodovias e  vicinais para evitar a atuação dos pescadores de todos os 189 municípios que abrangem a área de atuação do 4º Batalhão de Polícia Ambiental. 
A importância da piracema para a conservação dos peixes de água doce se torna mais evidente quando compreendemos que, através deste fenômeno natural do deslocamento, ocorre a reprodução de significativa parcela das espécies dos peixes de rio.
Os equipamentos permitidos durante o período de defeso são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante que o pescador mantenha sua licença atualizada.
O pescador que for flagrado será preso e ainda irá responder a processo administrativo

Comentários