Papa Francisco nomeia Dom Milton Kenan Júnior como sexto bispo da Diocese de Barretos

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 5 de novembr, Dom Milton Kenan Júnior como sexto bispo para a Diocese de Barretos, transferindo-o da Arquidiocese de São Paulo, onde era bispo auxiliar e Vigário Episcopal da Região Brasilândia, e titular de Acque di Bizacena. A data da posse ainda será marcada, mas deve ocorrer antes do Natal.
Dom Milton Kenan Júnior é natural de Taiúva (SP), nascido aos 24 de novembro de 1963. Seu lema episcopal é “Em Tuas mãos”. Foi ordenado padre em 5 de setembro de 1987. Sua nomeação como bispo auxiliar de São Paulo ocorreu em 28 de outubro de 2009, pelo então Papa Bento XVI, e sua Ordenação Episcopal em 27 de dezembro do mesmo ano.
A Diocese de Barretos estava vacante desde a nomeação de Dom Edmilson Caetano, no dia 29 de janeiro, quando foi nomeado bispo da Diocese de Guarulhos. O padre Santana administra a diocese desde o dia 20 de março, tendo sido eleito pelo Colégio de Consultores quatro dias após a posse de dom Edmilson em Guarulhos.
Em anexo segue mensagem de Dom Milton Kenan aos diocesanos e do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
Biografia
 Nascimento: 24/11/1963 - Taiúva – SP
Ordenação Presbiterial: 05/09/1987
Nomeação Episcopal: 28/10/2009
Ordenação Episcopal: 27/12/2009
Nasceu no dia 24 de novembro de 1963; fez os primeiros estudos em sua terra natal de Taiúva (SP). Obteve o Bacharelado em Filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em 1982, e o Bacharelado em Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, em 1986.
Obteve o Mestrado em Teologia da Espiritualidade na Pontifícia Faculdade de Espiritualidade “Teresianum”, em Roma, em 1997.
 ATIVIDADES PASTORAIS E ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS:
 - Vigário Paroquial nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Bebedouro (SP), do ano de 1987 a 1995; e na Paróquia de S. Benedito de dezembro de 1997 a maio de 2001.
- Vice-Presidente da Comissão Regional de Presbíteros (Sul 1) de 1990 – 1994.
- Membro da Equipe de Formação do Seminário (Diretor Espiritual), de 2004 a 2007. 
- Coordenador do Setor Pastoral de Bebedouro, de 1988 a 1995.
- Membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores nos períodos de 1988 a 1991; de 1992 a 1994; de  1997 a 2001 e de 2007 até o presente.
- Professor de Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, entre os anos de 1998 a 1999.
- Diretor e Professor no Instituto de Filosofia e Teologia N. Sra. do Carmo, (IFITENSC) em Jaboticabal, do ano 2000 a 2004.
- Coordenador de Pastoral e Vigário Episcopal da Diocese de Jaboticabal, de dezembro de 1998 a dezembro de 2001 e reconduzido à função de Coordenador Diocesano de Pastoral de julho de 2007.
- Pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de  Jaboticabal, de maio de 2001 a janeiro de 2008.
- Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bebedouro, de fevereiro de 2008 até dezembro de 2009.
Caríssimos irmãos e irmãs,
Presbíteros, Diácono, Religiosas, Religiosos, Seminaristas, Fiéis Leigos e Leigas,
Homens e Mulheres de Boa Vontade,
            Na manhã desta quarta-feira, dia 5 de novembro, veio a publico a nomeação com que o Papa Francisco tornou-me Bispo de Barretos. Quero, antes de tudo, dirigir ao Santo Padre minha gratidão pelo voto de confiança que fez, ao confiar-me esta porção do Povo de Deus, para que eu seja nela imagem viva do Bom Pastor que dá a vida pelo seu rebanho.
            Nestes quarenta e um anos de existência da Diocese de Barretos é a sexta vez que vocês acolhem um novo Bispo. Certamente, muitos de vocês relembram a chegada dos meus antecessores, que enobreceram com sua ação e testemunho a vida desta Diocese. Lembro-me da chegada do primeiro Bispo, primo do meu pai, Dom José de Matos Pereira, natural de Taiúva, minha cidade natal. Ainda criança, eu estava na comitiva que o acompanhou em sua tomada de Posse. Quantas lembranças e emoções estão gravadas no meu coração daqueles dias de júbilo com a chegada do primeiro pastor desta Igreja. Hoje, quarenta e um anos após, por desígnio de Deus, estou aqui a sucedê-lo, esperando na misericórdia de Deus, poder realizar o meu ministério, à altura daqueles que me precederam, como servidor do Evangelho!
            A diocese de Barretos se destaca no cenário nacional por muitas das suas belezas naturais e culturais, sobretudo pela fé do seu povo e tenacidade da sua gente hospitaleira e solidária, comprometida em buscar recursos para assistir e oferecer acolhida e atendimento com qualidade aos que vem de regiões distantes, inclusive do exterior, em busca de cura e alívio para os seus sofrimentos. Digno de menção e reconhecimento é o trabalho realizado pela Fundação Pio XII, a quem, desde já, manifesto minha admiração e disposição em colaborar.
Estejam certos de que é com muita alegria que acolho a nomeação para pastorear a Igreja de Barretos. Abraço-os todos, desde já, com muito afeto.  Desde quando foi comunicada minha nomeação pelo Papa Francisco, tenho todos vocês presentes em minhas orações. Rezem também por mim!
            Com a força do Divino Espírito Santo, Padroeiro da Diocese de Barretos, e em comunhão com o Papa Francisco, vamos nos esforçar para ser sempre mais e melhor uma “Igreja em saída”, uma Igreja “perita em humanidade”, capaz de dirigir-se para as periferias, onde a dignidade humana é espezinhada, uma Igreja comprometida com as famílias, desde aquelas que espelham a beleza do amor e da doação, até aquelas feridas, necessitadas de cuidado e atenção.
            Dentro em breve, será comunicada a data e o local da celebração eucarística, na qual me será dada posse do ofício de Bispo diocesano.
A todos, sob a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, invoco as mais copiosas bênçãos de Deus, contando desde já com o carinho e a oração de todos,
 São Paulo, 05 de novembro de 2014, na memória do Beato Mariano de la Mata,
In Manus Tuas,
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Diocesano de Barretos

Comentários