O ano acaba e alunos da rede municipal não receberam uniformes novos em 2014

A prefeita Nice entregou o uniforme escolar de
 2013 aos alunos da rede municipal em setembro a

O ano está  chegando ao seu final e os alunos  da  rede municipal de ensino de Jales continuam sem uniformes que teriam que ser entregues no início do ano. Diante a reclamação de mães junto à direção das unidades escolares onde estudam seus filhos, por que motivo a administração municipal não havia entregue os uniformes, o secretário municipal de Educação, Roberto Timpurin Berto, emitiu uma  nota nesta quinta-feira, 6 de novembro, justificando a não entrega dos uniforme..
O  secretário Roberto Timpurin disse à Folha Noroeste que “com o início da administração em 1° de janeiro {2013}, a Secretaria Municipal de Educação providenciou a abertura da licitação para compra dos uniformes, que normalmente, pela complexidade exige de prazos previstos na legislação vigente”. 
Diz ele ainda que após o término da licitação, teve início uma discussão referente ao valor contratado para aquisição dos uniformes. “A polêmica extrapolou todas as barreiras envolvendo Executivo e legislativo, o que atrasou ainda mais a confecção dos uniformes”, sendo que a ordem para execução dos serviços se deu em 18 de junho do ano passado.
Como a empresa vencedora a licitação teria 25 dias úteis para confeccionar e entregar os uniforme à Prefeitura “ela solicitou prorrogação de prazo, iniciando a entrega dos uniformes em 21 de agosto do ano passado”, explicou Timpurin, quando a Prefeitura passou a entregar os uniformes na unidades escolares para a sua distribuição. 
O secretário da Educação Timpurim explicou que se não bastasse a demora, em razão do processo licitatório e entrega, o Legislativo instaurou uma Comissão Especial de Inquérito – CEI,  para apurar possíveis irregularidades na compra dos uniformes e que nada foi apurado de irregularidade no processo licitatório e,  “em razão da CEI das devoluções e consertos em algumas peças e de forma prudente, a Secretaria Municipal de Educação não liberou o pagamento até que a empresa sanasse as questões dos uniformes que apresentaram defeitos”.  
Os uniformes acabaram sendo entregues no segundo sementes do ano passado “e aliado a boa qualidade dos mesmos, a Secretaria optou pela nova compra apenas no final deste ano de 2014 inicio de 2015”, além de que, explicou Timpurin  “os uniformes remanescentes de 2013, foram suficientes para atender a pouca demanda em 2014”.
Novo tempo – A entrega dos kits escolares e uniformes em 5 de setembro do ano passado  garante,   segundo disse  a prefeita Nice Mistilides à época,  o comprometimento ainda maior da administração municipal com os alunos da rede de ensino municipal e com os pais em relação ao estudo de seus filhos. “Ações como esta garantem às crianças melhores condições de estudo e aos pais mais tranquilidade no orçamento familiar”, disse.
“O uniforme padronizado é uma garantia de identificação e ainda proporciona segurança para os alunos, além de reduzir gastos e ajudar no orçamento doméstico para que os pais possam investir em outras necessidades dos filhos”, disse a prefeita Nice que emendou: “Quando assumi a prefeitura já determinei que iríamos oferecer uniformes de qualidade, pedindo a opinião dos pais e do Conselho Municipal de Educação sobre os modelos a serem confeccionados e material a ser utilizado. Sou mãe e avó e sei da preocupação dos pais e avós com suas crianças e por isso fizemos questão de oferecer o que existe de melhor. Estamos entregando um kit com 5 peças, sei que demoramos um pouco, mas estou entregando o melhor para o meu povo, peças de excelente qualidade e durabilidade. Esse é só o começo de uma nova administração de uma cidade de um novo tempo”. 

Comentários