Unidades de Saúde preparam dia especial para as mulheres no Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Jales, através das unidades das ESF’s (Estratégia Saúde da Família), preparou uma programação especial para a campanha Outubro Rosa. No dia 11 de outubro, as unidades de atendimento à saúde em parceria com o Centro Universitário de Jales – Unijales intensificarão seus esforços com ações de prevenção ao câncer.
 As atividades serão realizadas gratuitamente e aberta a toda população feminina, no Núcleo Central de Saúde, das 08h às 13 horas. Haverá exames de Papanicolau para detecção do câncer de colo de útero, solicitação de Mamografia para mulheres da faixa etária entre 50 e 69 anos através do programa “Mulheres de Peito”, como orientação sobre o Auto-Exame da Mama. Os profissionais de saúde também realizarão testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de oferecer atualização de diversas vacinas e a distribuição de preservativos e gel lubrificante.
 Durante o dia, a equipe de estética da Unijales estará realizando higiene facial e a equipe de Educação Física, aulas de Zumba. Um coffe break será servido às participantes, que poderão também assistir a filmes educativos com temas voltados à saúde e concorrerão a brindes.
 De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, “esta é uma iniciativa que pode salvar vidas. Pode não parecer, mas muitas mulheres trabalham, cuidam dos filhos, da casa e acabam deixando de lado sua saúde, por não ter tempo de se cuidar. É através dessas medidas que conseguimos conscientizar a sociedade na luta e combate contra o câncer”.
 O Núcleo Central de Saúde está localizado na Rua 07, número 2529, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3632 -75-75 ou 3632-3886.
 Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Começou nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama, ou mamografia, durante o mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial Outubro Rosa, que visa chamar a atenção, diretamente para a realidade do câncer de mana e a importância do diagnóstico precoce.

Comentários