Outubro Rosa

No mês mundial de combate ao câncer de mama Hospital de Câncer de Barretos intensifica suas campanhas de mobilização
O rosa será a cor predominante em Barretos, Fernandópolis, Jales, Campo Grande, Juazeiro e Porto Velho, cidades em que o Hospital de Câncer de Barretos possui uma unidade. A mobilização pretende atingir todas as mulheres de 40 a 69 anos para que venham até as unidades de prevenção e realizem suas mamografias.
Este ano o Hospital está voltando seus olhares também para mulheres portadoras de deficiência, pois a mamografia está disponível para todas, 100% pelo SUS e os aparelhos podem ser adaptados para que essas mulheres façam seus exames na própria cadeira de rodas.
As ações que serão realizadas envolvem desde crianças em idade escolar, que farão um convite para suas mães, concurso de talentos rosa com apresentação de poesia, jogral, desenhos, até a iluminação de pontos estratégicos, com a cor rosa e a parceria com a universidade de Barretos (UNIFEB), que promoverá uma corrida, toda voltada para o diagnóstico precoce do câncer de mama – as camisetas serão rosa.
O objetivo é aumentar o número de mamografia realizada e conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2014, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.
Vale ressaltar que além dos Institutos de Prevenção, o Hospital de Câncer também possui as unidades móveis, carretas adaptadas com mamógrafos que percorrem cidades do país realizando a prevenção do câncer de mama.

Comentários