Justiça Federal condena três denunciados pelo MPF por sequestrar funcionário da Caixa e sua família

Após denúncia do Ministério Público Federal em São Paulo, a Justiça Federal condenou três pessoas pelo crime de extorsão mediante sequestro qualificado contra um tesoureiro da Caixa Econômica Federal e sua família. Danilo dos Santos Nascimento deverá cumprir pena de 44 anos e oito meses de reclusão, além de pagar multa, pois também foi condenado por receptação e porte ilegal de munição de arma de fogo, de uso permitido e restrito. Israel Dias Junior, que também foi incriminado por receptação, e Leandro Tavares da Silva, mandante do sequestro, foram condenados a 38 anos de reclusão. Todos deverão cumprir pena em regime inicial fechado.
 Em agosto de 2013, o tesoureiro da Caixa, sua esposa e os dois filhos do casal permaneceram em poder dos bandidos por cerca de 10 horas, mediante grave ameaça e terror psicológico. Enquanto o sequestro estava em curso, Danilo dos Santos foi surpreendido pela Polícia Militar quando conduzia um veículo roubado e clonado, em cujo interior foram encontrados celulares e outros objetos pertencentes às vítimas do sequestro, bem como coletes balísticos e munição de arma de fogo. Preso em flagrante, o criminoso apontou Israel Dias como seu comparsa e Leandro Tavares como mentor da ação. Israel foi preso no dia seguinte e confessou a participação no crime.
 Além do interrogatório dos acusados, foi possível comprovar com certeza a prática criminosa por meio de dados colhidos em interceptações telefônicas e em depoimentos das vítimas. Durante a investigação, foi comprovado que mais duas pessoas – até agora desconhecidas – participaram do sequestro, o que agravou a pena dos réus, por configurar bando ou quadrilha. O número da ação para acompanhamento processual é 0010162-62.2013.403.6181. Para consultar a tramitação, acesse: www.jfsp.jus.br/foruns-federais/
 

Comentários