Inaugurada academia adaptada para deficientes




Com a presença do chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Artur Perroni, foi inaugurada na terça-feira, 30 de setembro, a academia adaptada para pessoa com deficiência física.
Conquistada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Jales e o Governo do Estado, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a academia está localizada na rua 24, em área anexa ao Estádio Municipal "Dr. Roberto Valle Rollemberg" onde também está sendo construída a nova sede da Estratégia de Saúde da Família - ESF Drª Zilda Arns Neumann.
Nesta parceria, a Secretaria entregou os equipamentos de musculação adaptados e a prefeitura forneceu espaço e manutenção à academia que conta com 11 equipamentos totalmente preparados com a proposta de proporcionar a inclusão social com qualidade de vida, valorizando a humanização dos portadores de necessidades especiais. Entre os aparelhos e equipamentos instalados estão máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist que permitirão ao deficiente, fortalecer sua musculatura, sem causar danos físicos.
Alexandre Perroni, que representou a secretária estadual Linamara Rizzo Battistella, falou em discurso que o objetivo da academia "é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência com o favorecimento da reabilitação física, estimulando à prática de esportes em equipamentos adaptados compatíveis às necessidades físicas e patológicas de cada usuário, além de proporcionar o resgate e estímulo da autoestima promovendo a cidadania."
Na oportunidade, Alexandre anunciou que o Governo do Estado irá disponibilizar a cobertura do local, para proteger os usuários de condições climáticas desfavoráveis.
A prefeita Nice Mistilides, enfatizou a felicidade em estar inaugurando o novo espaço. "É uma alegria entregar essa importante conquista, que será a primeira de muitas outras academias que iremos implantar no município. Nós temos em Jales cerca de 10 mil pessoas com algum tipo de deficiência, que agora podem ter seu espaço totalmente acessível e inclusivo. Estamos investindo em qualidade de vida e construindo um governo para todos, sem distinção".
Alunos da APAE presentes no evento, foram lembrados pela prefeita Nice. "Isso aqui é pra vocês desfrutarem. Nossas obras são voltadas para as pessoas, para as famílias, e esta não é diferente. Vocês merecem esta conquista e agora terão a oportunidade de praticarem exercícios físicos em uma academia especialmente adaptada", destacou.

Comentários