Casos de Dengue diminuem em Jales, e Saúde faz alerta

O número de casos confirmados de dengue em Jales diminuiu mais de 70% em relação ao ano passado. Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde que também apontou que nas duas últimas semanas nenhum caso foi confirmado. O boletim mostra que foram confirmados 469 casos na cidade entre janeiro e setembro deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 1663 casos da doença. Nenhum óbito foi registrado em decorrência da dengue.
Segundo Vanessa Luzia da Silva Tonholi, da Secretaria Municipal de Saúde, a população precisa ficar alerta, pois devido o período chuvas e as altas temperaturas, o clima é propicio ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. "Esse período de chuvas aumenta o número de recipientes que podem se tornar criadouros, como as lajes e calhas. Os cuidados que forem adotados agora irão refletir no ano que vem. Precisamos estar alertas agora para evitar uma nova epidemia", reforçou.
Nos próximos dias, a equipe de Controle de Vetores estará intensificando ações, especialmente nas áreas que apresentaram mais focos do mosquito, fazendo um trabalho de educação para que a população também participe do combate à dengue.
Ciclo de vida – O Aedes aegytpi procura recipientes de preferência de cor escura que estejam com água para colocar seus ovos. Esses ovos são colocados próximos a margem da água e se retirarmos a água antes deles eclodirem, eles podem sobreviver até 450 dias nesse local. Por isso a recomendação de lavar recipientes que ficam com água, utilizando bucha e sabão, apenas dessa maneira é possível eliminar os ovos do mosquito. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos. O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias; durante esse período, o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

Comentários