Unidades de Saúde dão início à campanha de vacinação contra hepatite A

As 10 Unidades Básicas de Saúde e o Núcleo Central de Saúde deram início na segunda-feira, dia 01, a Campanha de Vacinação de Hepatite A. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% das crianças entre 12 meses e dois anos incompletos do município.
 A faixa etária para a imunização foi determinada pelo Ministério da Saúde com base em estudos segundo os quais crianças dessa idade ficam mais expostas ao contágio do vírus, que é transmitido via oral ou fecal. As demais crianças só serão vacinadas caso estejam realizando tratamento de saúde e recebam indicação médica.
 Não há tratamento específico para a hepatite A e a recuperação pode levar semanas ou meses. A terapia é baseada no equilíbrio nutricional adequado, incluindo reposição de líquidos eliminados na diarréia e vômito. “Crianças dessa idade costumam brincar no chão e levar as mãos à boca, muitas vezes contaminadas”, explica enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rechieli.
 A vacina será oferecida em dose única e a proteção é permanente. Com a inclusão desta vacina, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer 14 vacinas e todas as imunizações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “É fundamental que os pais levem a carteirinha de vacinação da criança. Se alguma imunização estiver desatualizada, ela poderá ser colocada em dia”, ressalta Renata.
 Hepatite A
Os sintomas da hepatite A começam entre a 2ª e 6ª semana após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas da hepatite A são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia). Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta uma queda na ocorrência de hepatite A desde 2006. Nos últimos sete anos foram registrados cerca de 151 mil casos da infecção no País. A expectativa do Ministério é que haverá redução de 64% nos casos de hepatite A com a inserção da vacina no calendário vacinal.

Comentários