Projeto que torna Olímpia a “Capital do Folclore” é aprovado na Comissão de Constituição e Justiça

A Câmara dos Deputados deu mais um passo para tornar Olímpia a "Capital Nacional do Folclore". A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de terça-feira (1), o projeto de lei 6150/2013, de autoria de Sandro Mabel (PMDB/GO), relatado pelo deputado Federal Edinho Araújo (PMDB-SP).
Há 49 anos Olímpia realiza o Festival do Folclore que reúne grupos folclóricos e folguedos de todo país. O evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes.
O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Olímpia tem tradição na pesquisa sobre o folclore brasileiro, promovendo eventos que visam o resgate e a preservação das manifestações folclóricas.
O Projeto segue para apreciação no Senado.
Edinho Araújo relatou a proposta na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e seu relatório foi determinante para a aprovação do PL. "Essa cidade do Noroeste Paulista, com pouco mais de 50 mil habitantes, respira folclore. Olímpia mantém e incentiva durante todo o ano grupos folclóricos e parafolclóricos locais. O estudo de folclore faz parte do currículo das escolas públicas e privadas. E para o futuro se projeta a criação da Universidade Livre de Folclore. A cidade abriga ainda o Museu do Folclore, com um dos mais completos acervos sobre o tema, visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários estados. Nada mais justo que este título de Capital do Folclore", comentou o deputado Edinho Araújo, que desde o ano passado vem acompanhando a tramitação da matéria.
O Festival do Folclore de Olímpia completa 50 anos e em 2014 acontecerá de 9 a 17 de agosto , com atividades nas ruas e na Praça Professor José Sant´Anna, construída em homenagem ao folclorista.

Comentários