Paiva Netto comemora 58 anos de trabalho na LBV.

Marisa Melo Sanches
Voluntária LBV - SJRP
 

Foi com 15 anos, exatamente em 29 de junho de 1956, que Paiva Netto iniciou suas ações na Legião da Boa Vontade. No último domingo, ele completou 58 anos de dedicação à causa do Bem. Jornalista, radialista, escritor, compositor e diretor-presidente da Instituição, tem expandido as atuações da LBV em todo o Brasil e no exterior por meio de Centros Comunitários de Assistência Social, lares para idosos, escolas e campanhas de mobilização social.
 Sob sua orientação, na LBV, é aplicada a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha pedagógica da Instituição, que visa formar “Cérebro e Coração”. “Aprendemos como amar e respeitar o próximo”, ressalta Agatha da Silva, de 18 anos, que foi atendida pelo Centro Educacional José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro/RJ. E completa: “Quero agradecer muito ao Paiva Netto por ter proporcionado a mim e a milhares de crianças uma base educacional de qualidade”.
 Outro exemplo desse trabalho vem do Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade na capital pernambucana. Duas décadas depois de passar pela Instituição, Mayana da Silva cursa faculdade de Direito. “A LBV colaborou para eu me tornar a pessoa que sou hoje, que busca objetivos”, afirma.
 As escolas da LBV têm evasão zero e conseguem promover um desenvolvimento satisfatório para os alunos, abrangendo o educando em sua totalidade, uma vez que ele é reconhecido como um ser espírito-biopsicossocial, ou seja, visto em seus aspectos intelectuais, emocionais, biológicos e espirituais. Além disso, têm o empenho de professores, que primam pela excelência do conteúdo pedagógico, e boas condições estruturais para o ensino.
 Douglas Dias estudou na escola de Taguatinga/DF entre os 2 e 6 anos de idade. Hoje, cerca de 20 anos depois, ele ministra aulas de Educação Física para os pequenos. “A sensação é muito boa, porque eu posso dizer que a LBV fez e está fazendo parte da minha vida. Entrei muito novo [na Instituição]. Naquela época, jamais passou pela minha cabeça que eu iria retornar como professor. Hoje em dia, quando dou aula, me vejo naquelas crianças”, conta.
 São milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que têm recebido educação, cultura, alimentação, saúde, amparo, dignidade e esperança nestes anos, graças ao empenho e dedicação de um jovem que, certa vez, começou a atuar na Legião da Boa Vontade e permanece, há 58 anos, dedicando-se a ela.
 

Comentários