Edinho debate democracia e participação social na cidade do México

O deputado estadual Edinho Silva participa do Fórum de Líderes de Governo, que será realizado na cidade no México nos dias 07 e 08. O parlamentar representará a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo durante o evento que tem como tema "Juventude, Cidades, Pequenas e Médias Empresas e Internet".
O Fórum, realizado pela Microsoft, está na 16ª edição e deve receber instituições do mundo todo, autoridades acadêmicas e políticas como governadores, ministros, embaixadores, secretários de estado, parlamentares, entre outros, com o intuito de debater estudos, pesquisas e políticas públicas na área da tecnologia da informação. Os temas principais deste ano serão abordados através de debates interativos, estudos práticos de casos, melhores práticas e apresentações de palestrantes.
Edinho participa do painel de debates com o tema "Inovação e Sociedade". Participam também da mesma mesa o governador de Salta, na Argentina, Juan Manuel Urtubey, a presidente da Segurança Social do Peru, Virginia Bafigio e o Diretor Geral do Instituto de Juventude do México, Jose Manuel Romero Coello. Como Mediadora da Mesa de debates a Diretora de Desenvolvimento e Negócios da Microsoft, Barbara Perry.
Em sua intervenção, o deputado deve abordar temas como o Marco Civil da Internet, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 23 de abril e também as manifestações de junho de 2013, ocorridas no Brasil, semelhantes às manifestações ocorridas em outros países, como a Primavera Árabe, no mundo árabe, Occupe Wall Street, nos Estados Unidos, e Los Indignados, na Espanha e Europa.
Para Edinho é uma oportunidade ímpar para se avaliar, diante outras experiências mundiais, o esgotamento do atual modelo de Estado estruturado na democracia representativa. "Estamos diante de um esgotamento de modelo. Existe um enfraquecimento do Legislativo, desgaste do Executivo, a mídia cada vez mais se tornando um poder real, uma desconfiança do Judiciário perante a sociedade, mas esse cada vez mais concentrando poder. Esse fenômeno é ocidental, as mobilizações pautam esse desgaste e a necessidade efetiva da participação direta da sociedade nos processos decisórios", explica.
O parlamentar brasileiro, que também é professor universitário, afirma que em seu painel deve enfatizar que a tecnologia da informação é um instrumento eficaz para tornar as ações de governo mais transparentes e para aproximar o cidadão do processo decisório das instâncias do Estado. "É impossível pensar a democracia direta no século XXI sem a Tecnologia da Informação", enfatiza Edinho.

Comentários