Dia Internacional do Autismo é lembrado em Jales


 
A cidade de Jales participou do Dia Internacional da Conscientização do Autismo, na última terça-feira, dia 2, evento mundial promovido pela A&R – Autismo e Realidade – Associação de Estudos e Apoio.  Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento do indivíduo e que e incide em 1% da população.
A Fonte Luminosa da praça Dr. Euphly Jalles, cartão postal de nossa cidade ficou iluminada permanentemente de azul – cor do autismo, como forma de confirmar a participação da cidade no evento mundial que visa alertar a sociedade sobre a doença.
O Dia Internacional de Conscientização do Autismo foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de chamar a atenção mundial para a doença, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o órgão. A disfunção afeta a maneira como os indivíduos se comunicam e interagem.
No Brasil, um estudo realizado na cidade de Atibaia em 2010, constatou que uma em cada 368 crianças de 7 a 12 anos, tinha a doença e que afeta 4 vezes mais meninos do que meninas. O levantamento foi conduzido pelo psiquiatra da infância Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011). 
Um ano antes de sua morte, em 2010, Tomanik em parceria com outros profissionais da área, fundou a ONG Autismo & Realidade com o objetivo de apoiar a preparação de pessoas e instituições para trabalhar com autistas e combater o preconceito. A ONG é uma instituição sem fins lucrativos, que procura oferecer informações sobre o autismo, com a finalidade de melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas dentro do espectro autista e de suas famílias.

Comentários