Casos de Dengue diminuem 97% neste ano Jales


O combate à dengue em Jales trouxe resultados positivos nos últimos meses se comparado ao início do ano passado, quando foram registrados vários casos positivos da doença na cidade. De acordo com a equipe do Controle de Vetores, através de dados obtidos nos primeiros meses deste ano, houve uma redução de aproximadamente 97% nos casos confirmados, considerados autóctones – contraídos no município.
Em 2013, no período de janeiro a março, já haviam sido registradas 509 notificações, sendo 327 casos positivos, onde desses 299 eram autóctones e 28 importados. Este ano, até o momento, foram registradas 104 notificações, 12 casos positivos, dos quais 10 são autóctones e 02 importados.
A redução progressiva da doença aconteceu devido às intensificações da equipe ao combate a oferta de criadouros do mosquito transmissor, Aedes aegypti, através de arrastão e vistorias em toda cidade, eliminando criadouros, recipiente sem utilidade e aplicando inseticida na área de casos confirmados.
“O combate à dengue é um dever de todos e mesmo com a transmissão da doença controlada, o trabalho continua. Os agentes realizam a tarefa rotineira de nebulização e bloqueio mecânico nos bairros do município, mas a eliminação dos criadouros e a prevenção devem ser feitas todos os dias e por toda a população”, disse a secretária de Saúde, Nilva Gomes.

 

Comentários