Prefeitura inicia vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos


 
Reforçando a Campanha Nacional de Combate ao HPV, a Prefeitura Jales, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 10 de março, a vacinação contra o vírus Papiloma Vírus Humana (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, um dos mais incidentes em mulheres. A primeira etapa da vacinação acontecerá até o dia 10 de abril.

 A vacina que previne o câncer de colo de útero tem como público-alvo meninas e adolescentes de 11 a 13 anos. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. Após a primeira aplicação da vacina, a segunda dose deverá ocorrer em seis meses. E a terceira etapa, cinco anos após a primeira. A vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar a doença.

 A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada em todas as unidades de saúde com sala de vacinação, entre elas: ESF Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso), ESF Shiguero Kitayama (Roque Viola), ESF Getúlio de Carvalho (Jardim Arapuã), ESF Ozil Joaquim Resende (Jardim Municipal), ESF Zilda Arns (Novo Mundo), ESF Luis Enersto Sand Mori (JACB) e no Núcleo Central de Saúde.

 Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rechieli, a estimativa é que cerca de 1000 adolescentes sejam imunizadas na cidade. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identificação. Esta é a primeira vez que a vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde.

 

Comentários