A Sociedade e suas instituições

*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

A sociedade humana é o meio que a família surge e se desenvolve.
O homem em sua evolução biológica criou um mundo próprio, o mundo dos objetos, dos produtos de sua mão e de seu pensamento.
Sociedade não é só de pessoas, mas também de coisas produzidas pelo trabalho de seres pensantes. O mundo cultural não é criação autônoma do espírito ou da consciência, e sim da produção de bens.
E com a produção de bens surgem os problemas, pois o homem enxerga que o acúmulo de bens está o seu poder, ou seja, quanto mais tiver, maior será o seu poder.
E a culpa é toda nossa, pois valorizamos mais quem tem muito, ou seja, é mais importante ter do que ser. Somos materialistas, não nos importamos com a bondade, a caridade, respeito, a honestidade, importamos sim com o acúmulo de bens.
Mas por outro lado, se não houvesse produção de bens, a sociedade humana seria semelhante à dos animais irracionais, é onde o homem se destaca.
A sociedade é complexa, é constituída de pessoas e coisas, e necessita de ordenação, onde estamos falhando muito. As leis e a ordem já não conseguem mais frear o desordenamento da nossa sociedade, ou seja, estamos perdendo o "rumo".
O homem é consciência e vontade, e ele é o centro de elaboração, de ligação e articulação das relações sociais. E estamos nos relacionando com os outros muito mal, estamos nos maltratando demais. O homem desenvolveu uma enorme habilidade em mal tratar o semelhante.
Os homens não podem produzir sem associar-se, sem criar vínculos.
Quem pensa e age, não é o homem em si, mas o homem real, concreto, o homem não sabe o que é bom ou mau, é a vida social, o relacionamento social, a sociedade que determina.
Um pensamento é muito menos nosso do que imaginamos. O pensamento é um produto social, assim como a linguagem.
A sociedade nos faz pensar, nos induz, ordena nosso inconsciente coletivo. Somos sugestionados a todo instante. A sociedade comanda nossas vidas, e como a sociedade está doente, estamos doentes também.
Perdemos a noção do que é status, que é a posição especifica do indivíduo resultante da totalidade do seu relacionamento no corpo social. Status é constituído pelo exercício de direitos e deveres, ou pelo menos deveria ser, mas status é possuir bens, é ser rico.
Toda vida em sociedade representa um compromisso entre as necessidades do indivíduo e as necessidades do grupo. Mas pouco nos importamos com o coletivo, somos individualistas, e estamos preocupados somente com nosso status, queremos ser aceitos pela sociedade através do acumulo de bens, ou seja, da riqueza material, E seguindo este caminho, nos empobrecemos espiritualmente.
Instituição é o entrelaçamento de práticas sociais articuladas em duradouro complexo de relações, costumes, sentimentos e através do qual se exercem controles sociais e se satisfazem necessidades e desejos das pessoas conviventes.
Precisamos repensar nossas instituições, como a Família e o Estado.
1) A Família: mais antiga que a propriedade e o Estado – não há sociedade sem família.
Caráter de um mecanismo de reprodução biológica – consagrando as relações sexuais: Necessidades fisiológicas, Reprodução, Educação, Papel dos pais, Casamento, Rituais familiares
2) O Estado: a concentração do poder político.
Surgimento da figura do Estado moderno:
a) Criação do exercito permanente, ainda que de mercenários, mas que torna o governo independente da lealdade de seus feudatários.
b) O emprego de novas armas, canhões – armas de fogo que exigiam gastos que implicavam organização da fazenda pública para atender despesas tão vultuosas.
c) Substituição de uma administração de amadores, com controles frouxos, com ausência ou imperfeição de contabilidade por uma administração de funcionários profissionais hierarquicamente organizados (burocracia)
d) A decretação de impostos com caráter geral. Base da formação do patrimônio do Estado.
Como estão estas duas Instituições sociais? Como está a família? Como está o Estado?
Respondendo a esta indagação, você irá responder também como você está.
Pense na Instituição Família, pense na Instituição Estado. Você é fruto da união das duas.                                       
Se não mudarmos a família e o Estado, continuaremos doentes, e doentes serão também nossos herdeiros. Este será nosso legado para as futuras gerações. Uma família doente, e um Estado que não consegue cura La, pelo contrario a faz ficar doente cada vez mais.
Qual seria o remédio para curar esta doença? Muitos acreditam não existir tal medicamento. Mas a resposta está em promovermos uma mudança interior, ou seja, fazermos uma viagem para dentro de nossa alma, e transformar todos os nossos sentimentos, conceitos, valores. Promover uma reforma íntima. E para curar o Estado, depois que fizermos uma reforma íntima, devemos aprender a votar.
Flávio Rodrigo Masson Carvalho, equilibriumtc@hotmail.com e flaviopsicanalise@gmail.com

Comentários