“Outubro Rosa” realiza exames e previne o câncer nas ESFs de Jales




Entre os dias 16 e 30 de outubro, as ESF’s (Estratégia Saúde da Família) de Jales, prepararam uma elaborada programação para a campanha Outubro Rosa. Foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis, exames de papanicolau, além de orientações e dicas sobre os exames de câncer de colo de útero e autoexame de mamas.
A ESF do Roque Viola foi a que mais coletou exames de papanicolau. No total foram 90, seguido do Jacb com 83, Uniamérica com 60, Novo Mundo com 57, Paraíso com 28, Municipal com 27, Oiti e Rural com 11.
Em todas as unidades foram servidos comes e bebes, também foi promovido sorteio de brindes, e a entrega de um mimo para cada participante. Já no ESF Novo Mundo foi preparado um bingo especial para população presente no evento, com brindes confeccionados pela equipe da unidade, como: tapetes, toalhas de mesa e guardanapos, além de brindes doados pelos moradores locais.
"Os números da campanha comprovam um resultado eficaz e que as mulheres estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de realizarem exames e testes rápidos que garantem a prevenção dessa doença que acomete tantas pessoas em todo o planeta", disse a coordenadora dos ESFs, Gisele Murta.
Para a secretária de Saúde, Nilva Gomes, é importante a realização de campanhas preventivas que garantam a saúde da população. "A saúde é uma espécie de ‘menina dos olhos’ para a prefeita Nice que apoia toda e qualquer iniciativa que proporcione saúde, bem estar e qualidade de vida para a comunidade. Essa campanha apresentou um excelente resultado e previne doenças como o câncer de mama, câncer de colo de útero, HIV, entre outras".

Comentários