Teia 2013 reúne em São Paulo representantes dos 705 Pontos de Cultura paulistas

Representantes dos 705 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo se reúnem na capital paulista entre os dias 8 e 11 de agosto para a realização da Teia 2013 – encontro destinado a promover o debate sobre o programa e apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pelos Pontos. O evento, que será realizado na Praça das Artes, centro da Capital, está sendo organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com o Ministério da Cultura, a Prefeitura de São Paulo e a Comissão Paulista de Pontos de Cultura.
A Teia 2013 terá várias atividades, algumas destinadas especificamente aos "ponteiros" – como são chamados os representantes dos Pontos de Cultura – e outras abertas ao público em geral. A programação inclui o III Fórum de Pontos de Cultura; a Feira de Economia Solidária, em que serão comercializados produtos dos Pontos de Cultura; workshops abertos ao público; além da exposição de trabalhos e mostra artística, com apresentações culturais realizadas pelos Pontos.
Para a população, será uma oportunidade única de entrar em contato com a diversidade da produção artística e cultural de todas as regiões do Estado em um único evento.
O Estado de São Paulo tem a maior rede de Pontos de Cultura do País, atendendo 176 municípios e beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas. Dos 700 pontos existentes no Estado, 301 são geridos em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério; 274 ligados às redes municipais e outros 130 atendidos diretamente pelo Minc.
Os Pontos, selecionados por edital, são entidades sem fins lucrativos que recebem apoio financeiro para desenvolver atividades culturais em diversas linguagens artísticas. Não existe um modelo único para a constituição de um Ponto de Cultura, desde a descrição de suas atividades, bem como instalação ou forma de atuação. Neste contexto, são inúmeras as possibilidades de combinação de ações a partir das disponibilidades vinculadas à dinâmica própria de cada comunidade que, em gestão participativa, deve definir as necessidades de instalação física e de equipamentos de cada Ponto de Cultura.
Programação completa e mais informações sobre a Teia 2013:
http://teiapaulista.net.br/

Comentários