Pensando no bom tesouro

Adelvair David
Os eventos da vida necessitam de constante avaliação por parte do ser humano.
Os compromissos existenciais são muitos; todos guardam relação com a necessidade de aprendizado da criatura humana. Embora, muita vez, não se interesse pelas ocorrências da sua própria vida, elas possuem um valor imenso e primordial no desenvolvimento do sentimento e da inteligência. Toda conquista moral é suporte emocional qualificando o espírito a enfrentamentos, principalmente na sua relação com o semelhante em qualquer natureza em que ela se apresente, seja na família ou na amizade. A conquista intelectual através do estudo, do trabalho, do interesse pelos empreendimentos onde é convidado servir, lhe estrutura capacidades que, junto com os sentimentos nobres o conduzirão naturalmente a real felicidade, experimentando cada vez menos desconfortos.
O grau de desenvolvimento intelecto moral que alguém possua é que dará notícias do peso que a existência terá sobre os seus ombros. Se, mais consciente, e interessado em vivenciar o amor, logo os seus valores serão mais nobres, as suas ações tenderão sempre para o benefício de tantos quantos se apresentarem no caminho. Conseguirá resolver com mais facilidade os problemas que surgirem nas naturais divergências de opiniões e atitudes surgidas enquanto convive; as questões relacionadas com a sua sobrevivência, serão sempre contornadas com mais facilidade e sabedoria, tendendo a errar menos.
Afirmou o mestre venerando e Senhor: "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más" .
Necessário, portanto, formar este bom tesouro. Dar-se conta de que a vida não é uma viagem de férias, mas sim de aprendizado; para progredir e melhorar as suas condições, necessitará o espírito humano lançar-se com empenho e interesse por tudo que possa enobrecê-lo. Enquanto convive, promove a paz através das palavras e do comportamento; enquanto trabalha responsavelmente, sem deixar de cumprir o seu dever, abre sulcos na própria alma, onde as sementes do exemplo e da dignidade plantadas e regadas com as lágrimas do sacrifício para não se corromper, motivarão outros a fazerem o mesmo, assim, enquanto ganha o "pão de cada dia", colabora com o crescimento e engrandecimento dos seus irmãos em humanidade. PROCURA VIVER EM HONESTIDADE CONTIGO MESMO, PORQUE SE PODE LUDIBRIAR A TODOS, MAS SEMPRE SE SABERÁ A REAL MOTIVAÇÃO QUE LEVOU A ESTA OU AQUELA AÇÃO.

Comentários