Educação anuncia maior concurso da história para professores: 59 mil novas vagas

A Secretaria da Educação do Estado lançou nesta sexta-feira, dia 5, um pacote inédito de medidas para o ensino paulista. Entre as medidas anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação Herman Voorwald está um novo concurso para 59 mil novos educadores, a maior contratação da história do ensino paulista. Desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes, o que totaliza 93 mil professores.
Além disso, a partir de agora, os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino paulista poderão acumular o cargo com a contratação temporária. O que permitirá, por exemplo, que ele substitua um outro professor em horário distinto de sua jornada, além de aumentar a carga horária de acumulação para 65 horas semanais. As medidas reforçam a política da Secretaria pela ampliação do quadro de docentes efetivos na rede estadual.
"Atrelado ao reforço da política salarial –com o aumento de 8,1% para todos os servidores–, nossos professores poderão agora atribuir mais aulas, o que também possibilitará ganho salarial. Oportunidade inédita para eles e uma novidade importante para os estudantes, que poderão contar com um docente substituto da mesma escola", afirma o secretário da Educação Herman Voorwald.
O edital, previsto para ser publicado ainda no segundo semestre, trará também mudanças na convocação para agilizar o ingresso dos novos professores na sala de aula. Após serem selecionados, os servidores passarão por formação específica –na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP)– simultaneamente ao estágio probatório. Antes, estas fases aconteciam em fases distintas.
A formação é uma etapa importante para o ingresso dos novos docentes. Por meio dela, os professores conhecem o currículo adotado pelo Estado, as metodologias de trabalho da rede pública paulista e a rotina pedagógica das mais de 5 mil escolas.
Outra novidade é que os novos ingressantes não precisarão mais cumprir os três anos de atuação obrigatória na unidade de ensino (estágio probatório) para só então participarem do processo de remoção.
No pacote de valorização da rede, também foram contemplados outros servidores que compõem o quadro da Educação. A Secretaria anunciou a nomeação de 973 agentes de organização escolar, a criação de 127 cargos de oficial administrativo e 87 de executivo público.
Novos cargos
– O governador anunciou ainda a criação de mais de 800 cargos na rede estadual de ensino. Os profissionais atuarão nas Diretorias Regionais de Ensino e nos órgãos centrais da pasta, a fim de desburocratizar ainda mais as atividades da escola e permitir maior dedicação à sala de aula.
Serão 400 para analista de tecnologia, função inédita na Pasta, que será focada nos núcleos de informática e execução das obras, e 418 novos postos de trabalho para analistas administrativos, responsáveis por auxiliar na gestão de recursos humanos, além da gestão financeira.

Comentários