FOLHAGERAL

Reflexão
Não importa como, onde ou porquê. O fato é que todos — de uma maneira ou de outra — vão te decepcionar
Inovar
Não compete à coluna julgar o desastre que foi a tentativa de realização da Facip 2013. Julgamento cabe ao povo e aos investidores, mas desde o inicio foi uma sucessão de erros e contou-se muita vantagem. As entidades, salvo engano de memória, deveriam ter sido contatadas ano passado para saber se aceitavam ou não participar. O vice–prefeito Pedro Callado, chamado para comandar a Facip, quis mudar a fórmula de organizar e promover a festa e não encontrou respaldo nos vereadores de oposição. Só um pedido de desculpas e que a festa será realizada em setembro não basta, é preciso assumir a falta também de experiência e, informar quem arcará com os prejuízos, se houver. As intenções de Callado eram muito boas, mas a velha política seria a mais sábia para realizar a festa num inicio de governo. Depois, se colocaria em prática as novas ideias.
Danos morais
A Folha Noroeste está sendo processada por ter postado no blog do jornal, em março de 2011, denúncia com as explicações do Procurador da República Thiago Lacerda Nobre que motivaram a ação contra um advogado de Jales "pelos crimes de extorsão e estelionato", enviada à época, aos órgãos de imprensa – rádio, tv, jornal, revista, site e blog de notícias – do município, da região, e do estado pela assessoria de comunicação da Procuradoria Geral da República no Estado de São Paulo.
Único
A notícia também foi divulgada pelos jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo, Diário da Região e seus sites, e veiculada pelas TVs Tem e Record, sites de notícias como Notícias Terra e Correio de Santa Fé e tantos outros, e o único órgão de imprensa a sofrer o processo por danos morais é a Folha Noroeste.
Até eles
A notícia da denúncia do Ministério Público Federal contra o advogado foi comentada até em blogs pessoais, já que era uma informação pública e estão até hoje nos blogs e sites para quem quiser ler.
Negou
Em fato quase idêntico ao da Folha Noroeste, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, no dia 25 de março último, deferiu medida liminar para suspender decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que condenou um jornalista a pagar indenização por dano moral, no valor de R$ 250 mil, por publicações supostamente ofensivas em seu blog.
Direito
O exercício concreto, pelos profissionais da imprensa, da liberdade de expressão, para o ministro Celso de Mello, "assegura ao jornalista o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e em tom contundente, contra quaisquer pessoas ou autoridades". No contexto de uma sociedade democrática, portanto, o ministro considera "intolerável" a repressão estatal ao pensamento.
Só agora?
Se a prefeita Nice Mistilides sabia da situação difícil em que se encontrava a Prefeitura, com problemas constatados como disse a nota divulgada à imprensa nesta terça-feira, 2 de abril, sobre o adiamento da Facip e que não haveria dinheiro público na festa, por que a insistência em sua realização e aprovação dos projetos? Era só dizer: "não temos como fazer a Facip em abril, a Prefeitura deve milhões". Ou então humildemente, oferecer sua realização a terceiros. Infelizmente, a arrogância e o orgulho falaram e estão falando mais alto na administração municipal.
Rever a situação
Caldo de galinha e bom senso não faz mal a ninguém. Os vereadores de oposição precisam acordar para a realidade de que receberam votos de eleitores de Nice, Flá e Clóvis Viola, ou de em nenhum deles, para legislar para povo e com o povo. A prefeita Nice, foi eleita para administrar o município em nome do povo e não apenas para 13.153 pessoas que a preferiram nas urnas. Nice deve ver que não teve a maioria dos votos. Tanto os vereadores como a prefeita precisam entender e compreender que o poder é transitório e não permanente, e devem agir com lucidez, procurando o diálogo, o entendimento e a compreensão. Que rompam o cordão umbilical do radicalismo político e do revanchismo, para que o município não fique estagnado por mais quatro anos.
"Família"
Comentaram esta semana lá no botequim da vila que por imposição do ex-vereador Luiz Henrique Viotto, do Consirg, a prefeita Nice vai escalar para o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o vereador suplente Fagner Amado Pelarini, Nene do PetShop, do PRB. Macetão fala grosso e mostra nos dedos quantos já foram nomeados por ele.
Negativos
Esse inbróglio da Facip que colocou em xeque a população, desgastou tanto .a administração municipal que nem é preciso uma pesquisa de opinião pública para apontar que os índices estão elevadíssimos, como também os membros da Comissão da Facip. Para o pessoal de olho em 2.016, só alegria.

Comentários