Curso de cuidador de idosos é sucesso em nosso município

Natália Quatrina
O curso de Cuidador de Idosos teve início no dia 5 de fevereiro e tem data prevista para ser concluído no dia 9 de abril. Quem está ministrando o curso é a equipe do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde através de aulas práticas e teóricas ensinam os alunos á lidar com o dia á dia de um idoso. O curso tem a carga horária de 50 horas a serem cumpridas durante o período de dois meses, todas as terças e quintas feiras na Escola EMEIF Pinguinho de Gente.
O SENAC disponibilizou 25 vagas e devido a grande procura resultou a lista de espera. Segundo a Coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) / PAIF (Proteção e Atendimento Integral á Família), Thalita Gonçalves S. P. Bigarani, este curso foi um grande investimento para o município e mais uma vez a equipe foi surpreendida pela grande procura de vagas. Segundo ela, para 2013 estão sendo licitados outros nove cursos nos quais são: Patchwork, Corte e Costura, Cabeleireiro, Estética, Produtos de Limpeza, Pintura em Fraldas para Gestantes, Doces Finos, Derivados do Leite e o curso de Fanfarra, completou a Coordenadora que está otimista para mais este ano.
Os cursos são uma conquista do CRAS que através do Convênio PAIF e em contrapartida da Prefeitura Municipal oferecem esses cursos totalmente gratuitos as famílias atendidas pelos Programas Sociais.
A maioria dos alunos do curso de Cuidador de Idosos são mulheres, com aproximadamente 40 anos. O curso tem como objetivo ensinar o profissional a cuidar de idosos com ou sem limitações, respeitando sua individualidade, incentivando a autonomia, independência e sua capacidade funcional, onde através das aulas aprendem temas sobre Higiene/Conforto, Cuidados, Lazer, Ocupação Terapêutica, Atividade Física, Nutrição e Saúde Oral.
No fim do curso os alunos receberão o material didático do Senac e também o Certificado de Conclusão de Curso.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Urânia, o CRAS pensa sempre no futuro dos munícipes e com isso procuram sempre investir em cursos que ajudam os alunos a melhorarem sua renda familiar.

Comentários